Theatro São Pedro - Porto Alegre

Espetáculo “As Estações” traz canções brasileiras de câmara e poesia ao MultiMúsica

A Associação Amigos do Theatro São Pedro (AATSP), em parceria com o Instituto de Artes da UFRGS, realiza mais uma edição do projeto MultiMúsica no dia 26 de outubro (quarta-feira), às 19h30, na Sala da Música do Multipalco. Desta vez as sopranos Candice Mascarello, Clarice Bourscheid e Luciana Kiefer com os músicos Gabriela Vilanova (viola de arco e rabeca) e Fernando Mattos (violão decacorde e viola caipira) apresentam o recital As Estações. Os ingressos são gratuitos, com distribuição no dia da apresentação na bilheteria do teatro.

O espetáculo As Estações é resultado da pesquisa de canções de câmara e poesias do repertório erudito brasileiro, tendo a memória como temática. A alternância das estações, assim como outros ciclos da natureza (dia e noite, nascimento e morte), representa a passagem do tempo, nos remete a diversos momentos da vida, à experimentação de diferentes sensações e sentimentos, ao deslocamento no tempo e no espaço, à percepção do movimento entre pontos de partida e chegada. As lembranças do passado existem mesmo depois da destruição da forma que as gerou, por meio das imagens de um rio que passa, da chuva que cai, do sol que levanta e se põe no horizonte.

As Estações é um espetáculo que integra música e literatura brasileiras, composto por canções de câmara, abrangendo obras dos séculos XIX, XX e XXI, de compositores de diversos estados do Brasil, com estilos e linguagens variados, que conta com obras de H. Villa-lobos, Carlos Gomes, A. Nepomuceno, Natho Henn, Luiz Cosme, Bruno Kiefer, Dimitri Cervo, Ronaldo Miranda, Ernani Aguiar, Flávio Oliveira, Fernando Mattos, Lorenzo Fernandez, C. Guerra-Peixe, Gilberto Mendes, Baptista Siqueira, J. Penalva, Henrique de Curitiba e Carmo Bartoloni, compostas sobre textos de poetas como Machado de Assis, Fernando Pessoa, Cecília Meireles, Helena Kolody, Mario Quintana, Theodomiro Tostes, Jayme Griz, Cassiane Ruan, entre outros.

A interpretação das músicas está a cargo das sopranos Candice Rybu Mascarello, Clarice Bourscheid e Luciana Kiefer, e dos instrumentistas Gabriela Vilanova e Fernando Mattos. Almejando uma sonoridade diferente do convencional, as canções, escritas originalmente para voz e piano, foram arranjadas por Fernando Mattos para diversas formações: solo ou duo vocal e instrumento(s) (viola de arco, rabeca, violão decacorde e viola caipira, combinados de várias formas), ou trio vocal a capella. A execução das canções é entremeada pela recitação de poemas sobre a mesma temática. A concepção e direção artística do espetáculo são de Clarice Bourscheid e Luciana Kiefer.

O Projeto MultiMúsica é desenvolvido pela Associação Amigos do Theatro São Pedro (AATSP) em parceria com o Instituto de Artes da UFRGS e foi idealizado com o objetivo de trazer diferentes propostas musicais à Sala da Música do Multipalco, sempre nas últimas quartas-feiras de cada mês. A ideia é proporcionar um local adequado para apresentações camerísticas e divulgar o trabalho de músicos locais, oportunizando ainda, espaço para novos talentos da música.

Serviço
MultiMúsica – Recital de Contrabaixo
Músicos: Candice Mascarello, Clarice Bourscheid e Luciana Kiefer (sopranos)
Viola de arco e Rabeca: Gabriela Vilanova
Violão decacorde e Viola caipira: Fernando Mattos
Concepção e direção artística: Clarice Bourscheid e Luciana Kiefer (coordenadora da série)
Arranjos: Fernando Mattos – Exceto: (*) Nestor de Hollanda Cavalcanti; (**) Daniel Wolff
Data: 28 de setembro, às 19h30
Local: Sala da Música do Multipalco Theatro São Pedro
Ingressos gratuitos: no dia da apresentação na bilheteria do TSP (ingressos limitados)