Theatro São Pedro - Porto Alegre

Duo Rutkowski-Olivé no Musical Évora

O Musical Évora do dia 8 de junho apresenta o recital do Duo Rutkowski-Olivé, às 12h30, no Foyer Nobre do Theatro São Pedro, com entrada franca. Essa dupla é formada pela brasileira Marjana Rutkowski (violoncelo) e pelo argentino Sergio Olivé (piano). Ambos se conheceram em Porto Alegre e, de imediato, descobriram uma forte afinidade no estilo musical. Neste concerto, Sergio e Marjana apresentam repertório do CD “Y También Nos Iremos Riendo en el Camino”, gravado em Buenos Aires.

Uma viagem instrumental por músicas conhecidas e obras que irão ficar na memória. Marjana Rutkowski mostra sua força e conhecimento musical executando o violoncelo ao lado das notas marcantes do piano de Sergio Olivé. Eles tocam, mas também contam histórias: o duo conversa com o público, dividindo insights sobre as músicas apresentadas. O ouvinte ganha intimidade com o universo de cada composição. A jornada é musical e espiritual, passando pela descrição da vida urbana mais agitada como em Libertango de Piazzolla, ao espírito mais reflexivo do pampa como em La Añera de Atahualpa Yupanqui. O mesmo espectro urbano-rural é abordado na interpretação de música popular brasileira, indo de Viola Enluarada, dos irmãos Valle, até Sertão de Caicó, imortalizada por Villa-Lobos. Do universo celta, a profunda introspecção de Danny Boy e a tradicional Fhir A’Bhàta. Completando o repertório, composições de Sergio Olivé criadas especialmente para o duo no estilo Classical Crossover, que combina as linguagens erudita e popular tanto na abordagem das músicas quanto na formação instrumental.

Uma das afinidades entre Marjana e Sergio é o desejo de explorar as fronteiras entre a música erudita da música popular. Este trabalho, que mistura as duas linguagens na abordagem das músicas e na formação instrumental, pretende demonstrar que, se a parede existe, ela está se desvanecendo paulatinamente.

O Musical Évora tem patrocínio da Évora Holding S.A. e proporciona à comunidade apresentações ao vivo, com entrada franca, sempre nas quartas-feiras úteis, trazendo o trabalho de músicos de diferentes regiões do país e do exterior. As apresentações têm em torno de 45 minutos, dedicados preferencialmente ao erudito, mas contemplando também músicas de diferentes estilos, como MPB, choro e jazz.


Marjana Rutkowski possui consolidada carreira com apresentações na Europa, Canadá, Brasil, Israel e Estados Unidos. É violoncelista convidada de diversos festivais, entre eles The Bar Harbor Music Festival (EUA), The ArtsAhimsa Music Festival (EUA) e Kammermusik na Oxford University (Inglaterra). Em 2017 será recitalista no festival de Podgorica em Montenegro.

Sergio Olivé, pianista e compositor de classical crossover, nasceu em 1961 em Buenos Aires, Argentina. Começou seus estudos de música aos cinco anos, fez vários cursos com professores particulares e estudou no Collegium Musicum de Buenos Aires e no Conservatorio Municipal de Música de Buenos Aires, onde se graduou. Desenvolve uma atividade pedagógica em forma de palestras, debates e concertos didáticos em colégios primários, secundários e escolas de arte e de educação para adultos.