Theatro São Pedro - Porto Alegre

Concerto Canciones de Sudamerica no Musical Évora

O Musical Évora do dia 18 de janeiro apresenta o concerto Canciones de Sudamérica, com a soprano brasileira Kauanny Klein e o violonista argentino Javier Bujan, às 12h30 (quarta), na Sala da Música do Multipalco Theatro São Pedro, com entrada franca.

O duo foi criado em 2015 com a intenção de desenvolver concertos no Brasil e na Argentina visando a troca músico-cultural. O concerto terá canções dos afamados compositores argentinos Carlos Guastavino e Alberto Ginastera, com melodias que ressaltam a beleza dos pampas “gaúchos” argentinos e poesias que ascendem o espírito, bem como duas obras de Villa-Lobos e um “clássico” gaúcho. O principal objetivo do duo é enaltecer a riqueza cultural de ambos os países, criando laços artísticos e levando a música de concerto para as pessoas.

O Musical Évora ocorre na Sala da Música do Multipalco, espaço destinado a apresentações camerísticas, ensaios e oficinas. O conjunto dispõe de quatro salas menores, dois camarins, musicoteca e sala para guarda de instrumentos.

O Musical Évora é uma realização da Associação Amigos do Theatro São Pedro e tem patrocínio da Évora Holding S.A. e proporciona à comunidade apresentações ao vivo, com entrada franca, sempre nas quartas-feiras úteis, trazendo o trabalho de músicos de diferentes regiões do país e do exterior. As apresentações têm em torno de 45 minutos, contemplando diferentes estilos, como erudito, MPB, choro e jazz.

Javier Buján
O violonista Javier Alejandro Buján (Buenos Aires, Argentina) graduou-se na Escola de Música Popular de Avellaneda (EMPA) como Instrumentista em Música Popular e no Conservatório Provincial de Música “Alberto Ginastera” de Morón como Professor em Música orientação Instrumento: Violão. Realizou no Conservatório Provincial de Música “Juan José Castro” o Postítulo de Especialização Superior em Instrumento: Violão. Realizou apresentações em cidades da Argentina, Uruguai, Paraguai e Brasil, participando de importantes Festivais de Música. Atua como docente no Conservatório de Música de Morón “Alberto Ginastera”, no Instituto Municipal de Música de Avellaneda e como violonista solista e de diversos projetos de música de câmara.

Kauanny Klein
A soprano Kauanny Klein é formada em canto lírico pela Universidade de Passo Fundo. Estudou canto desde a infância e foi professora na Escola de Música Fabíola Mugnol de Passo Fundo. Participou de diversos cursos em lugares como São Paulo, Curitiba, Florianópolis, Bahia. Estudou com cantores de ópera consagrados internacionalmente como a japonesa Eiko Senda e o canadense Gino Quilico. Foi solista da Orquestra de Câmara UPF por três anos e integrante do Coro Resonare e Coro UPF. Cantou acompanhada pela Orquestra sinfônica de Carazinho e fez concertos ao lado do maestro e cravista Fernando Cordella. Atualmente cursa o Mestrado em Música na Universidade Federal da Bahia.

Programa:
Carlos Guastavino (1912-2000)
– Ay, que el alma…
– Vidala del secadal
– Pueblito, mi pueblo…
– El Sampedrino
– Severa Villafañe
– La siempre viva
– Pampa sola
– La tempranera

Heitor Villa-Lobos (1887-1959)
– Preludio
– Modinha

Alberto Ginastera (1916-1983)
– Triste

Carlos López Buchardo (1881-1948)
– Canción del carretero

Serviço:
Musical Évora
Concerto Canciones de Sudamerica
Kauanny Klein (soprano) e Javier Bujan (violão)
Quando: 18 de janeiro, quarta-feira, às 12h30.
Onde: Sala da Música – Multipalco Theatro São Pedro
ENTRADA FRANCA