Theatro São Pedro - Porto Alegre

Theatro São Pedro recebe o 1º Festival Internacional de Dança de Porto Alegre com realização do Ballet Vera Bublitz

Rumo aos 40 anos em 2019, o Ballet Vera Bublitz realizará o FIDPOA 2018 – 1º Festival Internacional de Dança de Porto Alegre, com atividades entre os dias 5 e 10 de junho, no Theatro São Pedro. A abertura do evento ocorrerá no dia 5, às 20h30, com a apresentação do ballet Giselle, de Adolph Adam, a obra que mais caracteriza a era romântica. Dançando os primeiros papéis estão os bailarinos convidados do Ballet Nacional Sodre (Uruguai), Marta Bayona, eterna aluna do Ballet Vera Bublitz, que já desempenhou papéis principais e de solista, e Gustavo Carvalho, primeiro bailarino do Sodre. O corpo de baile é composto pelos alunos do Ballet Vera Bublitz.

A Mostra Competitiva envolverá os participantes entre os dias 6 a 9 de junho, no palco do Theatro São Pedro e em cena, coreografias nos gêneros de Ballet Clássico de Repertório, Ballet Clássico Livre, Dança Contemporânea e Jazz. Já no dia 10 de junho, a partir das 10h ocorrerá a Mostra Avaliativa FIDKIDS e a partir das 17h a cerimônia de premiações e o encerramento com a Gala dos Campeões.

O júri do FIDPOA 2018 terá representantes de seis países: Estados Unidos, Alemanha, Itália, Suíça, Uruguai e Brasil. O corpo de jurados será composto por Cynthia Harvey, Diretora Artística da JKO American Ballet Theater School em NY, Michel Gascard, Diretor da École-Atelier Rudra Béjart em Lausanne, Melanie Person, Co-Diretora da The Ailey School em NY, Kathrin e Olaf Baum-Höfer, Mestres da Staatliche Ballettschule Berlin em Berlim, Claudia Zaccari, Diretora do Departamento de Ballet Clássico da Opus Ballet em Firenze, Marlene Lago, Mestra Assistente Ballet Nacional Sodre no Uruguai.

Entre os convidados nacionais para o evento estão Cecília Kerche, Primma Ballerina e Diretora Artística do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Gisela Vaz, Presidente do CBDD, Pedro Pires, Diretor da Cia de Dança do Ballet de Niterói, Rejane Duarte, Bailarina e Professora da Dance Theater of Harlem, Eliana Caminada, Bailarina, Professora e Pesquisadora, Caio Nunes, Diretor, Professor e Coreógrafo de Jazz, Flávia Burlini, Bailarina, Professora e Delegada RJ do CBDD e Ariadna Vaz, Professora, Coreógrafa e Diretora do Studio Dançarte.

Além da Mostra Competitiva para bailarinos a partir de 11 anos e da mostra infantil FIDKIDS, dos 7 aos 10 anos, o Festival oferecerá masterclasses, aulas avaliativas com possibilidades de bolsas de estudos para os participantes, feira com artigos das melhores marcas de dança, no Rua da Praia Shopping e uma tarde de autógrafos da fotobiografia “Vida e Palco” e bate-papo com a bailarina Cecilia Kerche no dia 6, das 15h às 17h, na Sala de Exposições do Theatro São Pedro. E, ainda, exposição de fotos do jornalista e fotógrafo Joel Gehlen em homenagem à bailarina e crítica de dança Susana Braga, que morreu em setembro de 2014. A mostra, promovida pela família da bailarina, ocorrerá na Sala de Exposições do Theatro São Pedro, e estará aberta para visitação de 5 a 10 de junho, com entrada franca.

Acompanhe a programação:

www.fidpoa.com.br

Informações:

(51) 3330.4736 e e-mail fidpoa@gmail.com

Serviço

FIDPOA – Festival Internacional de Dança de Porto Alegre

Local: Theatro São Pedro (Praça Marechal Deodoro, s/nº) – Fone (51) 3227 5300 / 3227 5100

Datas: 5 a 10 de junho de 2018 (terça a domingo)