Theatro São Pedro - Porto Alegre

“Arte em jogo – o teatro que voa e ilumina” lançamento no Foyer Nobre do Theatro São Pedro

O livro Arte em jogo marca os mais de 40 anos de trajetória do diretor, ator, jornalista, professor e orientador de mestrado e doutorado em teatro na UFRGS e UFSM João Pedro Alcantara Gil. A obra, publicação da Versus Editora, compila ensaios, palestras, entrevistas, pensamentos do autor junto a um caderno de fotos que ilustram momentos relevantes de sua carreira artística e pedagógica.

João Pedro Gil discorre de forma instigante sobre o papel da arte, da cultura, dos artistas, dos educadores, em tempos sombrios e de intransigência; relembra fatos marcantes de sua infância, juventude, também já guiadas para a arte; retrata suas atuações e direções nos palcos com histórias bastante peculiares, como os casos de censura, à resistência à ditadura e até histórias irônicas envolvendo artistas e jornalistas; retrata o período em que foi diretor artístico da Casa de Teatro, café-bar que foi um espaço artístico-cultural de grande relevância na Cidade Baixa, na capital gaúcha, de 1997 a 2002, entre outros diversos temas. Uma obra que é um ato de amor ao teatro e à arte.

O autor participou como diretor e ator em mais de 30 peças teatrais. Recebeu premiações como melhor diretor nacionalmente, como o Tibicuera, em Porto Alegre, e no Festival Nacional da Arte, em Salvador. Dirigiu, entre outros espetáculos, O macaco e a velha, dramaturgia para crianças de Ivo Bender; As flores do mal, inspirado em Baudelaire; Santa, de Orlando Fonseca; e Desespero, de Esteban Rey Fontan.
Como ator participou de encenações como Vestido de Noiva, de Nelson Rodrigues, com direção de Luiz Paulo Vasconcellos; Faça-se a luz para o esclarecimento do povo, de Bertolt Brecht, direção de Dilmar Messias; e Babel Genet, com direção de Humberto Vieira. Atuou também no cinema nos longas- metragens A festa de Margarette, Manhã transfigurada e Beijo ardente – Overdose.

O livro conta com 176 páginas em papel pólen, tendo prefácio da atriz e professora de teatro Mirna Spritzer, texto de orelha do doutor em Letras Antenor Fischer.

Sobre o autor:
O professor universitário, ator, diretor de teatro e jornalista João Pedro Alcantara Gil nasceu em Porto Alegre em 1953. Possui graduações em Licenciatura em Teatro (1976) e Comunicação Social (1980) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1991) e doutorado em Educação pela UNICAMP/UFSM(1999).
Atua em Artes Cênicas e audiovisual desde 1974, conquistando premiações como diretor de teatro em Porto Alegre (Tibicuera – 1982), Pelotas (IV Festival de Teatro – 1988) e Salvador (IV Fenarte –1988). Trabalhou como docente e pesquisador na UFSM e na UFRGS, onde orientou pesquisas de mestrado e doutorado.

Lançamento para imprensa e convidados do livro Arte em jogo – Memórias reinventadas, de João Pedro Alcantara Gil
Data: 13 de dezembro de 2019, das 18h às 20 h
Local: Foyer Nobre do Theatro São Pedro