Theatro São Pedro - Porto Alegre

25ª edição do Porto Alegre Em Cena propõe reflexão sobre o Brasil

Programação do festival reúne grupos e espetáculos locais, nacionais e internacionais, entre os dias 11 e 23 de setembro

A tradicional maratona de artes cênicas do Porto Alegre Em Cena promete movimentar o cenário cultural da capital gaúcha pela 25ª vez. De 11 a 23 de setembro, diferentes palcos da cidade vão receber a programação do festival, incluindo 50 espetáculos e atividades – divididos em atrações internacionais, nacionais e locais.

O tema geral do Em Cena será o Brasil, contemplando questões históricas, étnicas e culturais. “Queremos discutir o Brasil, de forma abrangente. Isso envolve a África, a Europa, a América, o interior do Brasil, os índios, o território, a democracia e a história. Queremos discutir território, imigração, enfim, essa formação de Brasil, de quem somos nós”, explica o coordenador geral do festival, Fernando Zugno.

Essa reflexão é evidente nos espetáculos nacionais programados, como Grande Sertão: Veredas e A tragédia e comédia latino-americana (respectivamente, dos diretores Bia Lessa e Felipe Hirsch). Mas também está presente nas atrações internacionais – como a montagem chilena 40 mil kms, que aborda a questão da imigração, e a performance interativa Home Visit: Brasil em Casa, do grupo alemão Rimini Protokoll, que discute aspectos da identidade cultural brasileira.

Mais do que as encenações, o Porto Alegre Em Cena também terá ênfase em atividades formativas, como debates, residências, aulas e oficinas. “A ideia é dar protagonismo para as discussões e debates, inclusive transcendendo os temas das peças. Queremos criar assuntos. Teremos, por exemplo, uma mesa sobre fake news, que é algo que estamos vivendo muito nas redes sociais hoje”, afirma Zugno.

O show de abertura, no dia 11, será do grupo instrumental Höröyá, que explora estilos como o afrobeat, o samba, o jazz e o funk, e terá como convidados músicos e dançarinos de países como Senegal e Guiné. Os ingressos, com preços a partir de R$ 5, começam a ser vendidos em 1º de setembro, na bilheteria oficial (no BarraShoppingSul, em frente à antiga FNAC) e no site uhuu.com/poa-em-cena.

Confira os espetáculos que estarão em cartaz no Theatro São Pedro:

Pan Bras’Afree’Ke Vol. 1 – Höröyá (SP)
11 de setembro| Terça-feira | 21h

O grupo instrumental Höröyá – nome de origem Mandeng, que significa liberdade, autonomia e dignidade – surgiu em São Paulo e combina vertentes musicais que vão do afrobeat ao samba, passando pelo jazz e funk. Composta por integrantes de diferentes nacionalidades, a banda apresenta seu segundo álbum, “Pan Bras’Afree’Ke Vol.1″, e tem como convidados músicos e dançarinos do Senegal e da Guiné.

Saiba Mais


A Tragédia e Comédia Latino-Americana (SP)
13 de setembro | Quinta-feira / 21h
14 de setembro / Sexta-feira / 21h

Construído a partir de obras de autores latino-americanos, o espetáculo da companhia Ultralíricos, idealizado e dirigido por Felipe Hirsch, sugere reflexões acerca de questões como educação, violência, consumo desenfreado, binarismo ideológico e falta de consciência histórica. A cenografia, em blocos de isopor, propõe uma grande metáfora visual, na qual atua um elenco com nomes como Caco Ciocler e Julia Lemmertz.

Saiba Mais


Preto (PR)
16 de setembro | Domingo | 21h
17 de setembro | Segunda-feira | 21h

A peça da companhia brasileira de teatro investiga as perspectivas de pensar a coexistência entre os diferentes, de forma a sublinhar alteridades. A dramaturgia parte da fala pública de uma mulher negra, como uma espécie de conferência sobre questões que incluem racismo, realidade do negro no Brasil de hoje, afeto e diálogo, a maneira como lidamos com as diferenças e como cada um se vê numa sociedade marcada pela desigualdade.

Saiba Mais


Caverna (RS)
19 de setembro | Quarta-feira | 21h

O espetáculo da Companhia Municipal de Dança de Porto Alegre sugere uma metáfora da vida atual, em que o ser humano busca refúgios para escapar de tudo que o enfraquece e adoece física, emocional e socialmente. O grupo, criado como um projeto-piloto em 2014, receberá homenagem no 5º Destaque Panvel.

Saiba Mais


INGRESSOS:

>> Venda Online: uhuu.com/poa-em-cena

Taxa de conveniência 20%

Formas de pagamento: Visa, Master, Dinners, Hipercard, American Express e Elo (Crédito em 1x) transferência bancária e depósito identificado (até 48h antes do espetáculo)

>> Retirada de Ingressos: Pode-se apresentar o e-ticket no celular ou impresso. Não é necessária a troca de ingressos na bilheteria do teatro.

>> Cancelamentos: Pode ser realizado até 7 dias após a compra, com antecedência mínima de 48h do espetáculo.

>> Venda física, na bilheteria oficial, no BarraShoppingSul (em frente à Panvel – 1º Piso – Nível Jockey)

Sem taxa de conveniência

Endereço: Avenida Diário de Notícias 300

Horário: Segunda a sábado • 13h às 22h

Formas de pagamento: Dinheiro, Visa, Master, Dinners, Hipercard, American Express e Elo (Crédito em 1x) Maestro, Visa Electron, Hiper, Elo, Banrisul e Vale Cultura da empresa Ticket (Débito)

QUANDO HOUVER DISPONIBILIDADE DE INGRESSOS NO DIA E HORA DO ESPETÁCULO, ESTES SERÃO VENDIDOS UMA HORA ANTES DO INÍCIO DA APRESENTAÇÃO NO LOCAL DO EVENTO. Formas de pagamento: Dinheiro, Visa, Master, Dinners, Hipercard, American Express e Elo (Crédito em 1x) Maestro, Visa Electron, Hiper, Elo, Banrisul e Vale Cultura da empresa Ticket (Débito). Sem taxa de conveniência.

 Mais informações: https://www.portoalegreemcena.com/